Artigos

Material de leitura complementar

Artigo da semana

Dificuldades de Aprendizagem

Francine

29/10/2021

Tempo de leitura: 2min

Image

     O ambiente escolar é um dos lugares onde a criança sai de perto dos seus familiares e é inserida em um espaço com outras crianças e outros adultos. Lugar este que possibilita diversas aprendizagens, uma vez que nos desenvolvemos na interação com outras pessoas mais experientes do que nós e com os objetos que nos rodeiam.

     As aprendizagens são complexas e envolvem diversas habilidades para a aquisição dos processos. Mesmo sendo o lugar mais propício, isso não significa que todos vão aprender com a mesma facilidade e da mesma forma. Justamente por se concentrar essa diversidade de crianças com suas particularidades é que o processo precisa ser pensado de forma a agregar todos os educandos.

     Em uma sala de aula, normalmente encontram-se crianças em diferentes níveis de escrita, de leitura, de conhecimentos matemáticos e com formas de agir diferentes. Logo, pode acontecer de algumas crianças terem dificuldades de aprender determinados assuntos, conteúdos, disciplinas ou até mesmo de relacionamentos.

     A dificuldade é um sintoma de que algo não está bem e precisa ser investigado. Para localizar a causa, é preciso observar o todo, questões pedagógicas e familiares. O que não se pode é culpar o aluno. A dificuldade deixa a criança frustrada ao perceber que não consegue realizar determinada tarefa e as excessivas cobranças dos pais e professores sem buscar soluções poderá trazer ainda a baixa autoestima e a insegurança.

     Nós, professoras, não diagnosticamos nossos alunos, mas devemos sem poupar esforços, estudar e perceber como cada um de nossos estudantes aprende, quais são os seus interesses, dificuldades e potencialidades. Ajustar as nossas práticas e avaliar o que está dando certo ou não e continuar observando e investindo em práticas significativas. O que nos move é ver o crescimento de cada um, e saber que fizemos parte disso, deixando nossas melhores marcas nestes sujeitos.

     

Francine Pinheiro

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Participei de Programas de extensão em Educação Matemática: Clube de Matemática e “Operações aritméticas: Organização do ensino nos anos inciais”.

Artigos recentes

minuatura
Cada um aprende de um jeito
Francine 12/11/2021 2min
minuatura
Materiais concretos na aprendizagem
Francine 05/11/2021 1min

Créditos e referências

Ensino Lúdico

Pensar o lúdico na educação é proporcionar situações que possibilitem ao aluno criar, confirmar ou reelaborar hipóteses acerca dos conhecimentos a serem construídos. Lúdico em um sentido mais amplo: propostas divertidas, motivadoras, desafiadoras, prazerosas e devidamente mediadas pela professora oportunizando avanços na aprendizagem.

Contato

Telefone e WhatsApp

(51) 9 8653-0872

© ensinoludico.com.br. Todos os direitos reservados 2021.