Artigos

Material de leitura complementar

Artigo da semana

Refletir a partir dos jogos é pedagógico

Francine

06/07/2021

Tempo de leitura: 3min

Image

     No processo de ensino e aprendizagem são utilizadas algumas ferramentas pedagógicas que motivam a criança na construção dos seus conhecimentos ao longo da trajetória escolar. Escolhas pedagógicas realizadas a partir da observação atenta das necessidades individuais e coletivas das crianças.

     Os jogos desempenham papel importante no percurso de alfabetização, tanto na língua materna quanto na educação matemática. São recursos que proporcionam experimentação, compartilhamento e reflexão sobre os conteúdos envolvidos.

     Podem ser utilizados para as avaliações diagnósticas (identificando o que se sabe e o que se precisa avançar), introdução e sistematização dos conteúdos estudados. É um elemento pelo qual a criança sente curiosidade e interesse em participar. Estar em um momento lúdico de aprendizagem faz com que o estudante sinta mais segurança ao expor as suas hipóteses sem o ressentimento de estar certo ou errado.

     O que baliza as escolhas por determinando jogo ou atividade a serem realizados dentro da sala de aula é a intencionalidade da professora. Com base nos conhecimentos a serem apreendidos em determinado ano escolar, sabendo o nível em que se encontram os estudantes e o nível desejado que eles avancem é que serão escolhidos os recursos e os encaminhamentos da proposta.

     Os jogos abrem um leque de possibilidades: O trabalho individual, em dupla, em trio ou em grupos, depende do perfil de cada criança, da turma no todo e em quais as habilidades se quer desenvolver. Essa interação entre os pares ora pode ser definida por momentos em que as dificuldades serão dispostas no mesmo grupo. Facilitando assim, a intervenção da professora. Em outras ocasiões, os estudantes com diferentes habilidades estarão no mesmo grupo promovendo a troca e o compartilhamento de ideias entre si. E por fim, momentos individuais onde seja possível perceber o que ainda se precisa investir e o que já foi consolidado.

     A avaliação aqui, não é classificatória e eliminatória e sim de perceber o que deu certo, o que poderia ser diferente e o que aconteceu da forma previamente esperada.

Francine Pinheiro

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Participei de Programas de extensão em Educação Matemática: Clube de Matemática e “Operações aritméticas: Organização do ensino nos anos inciais”.

Artigos recentes

minuatura
Ler para e com as crianças
Francine 15/10/2021 2min
minuatura
Lúdico como ferramenta pedagógica
Francine 23/06/2021 2min

Créditos e referências

Ensino Lúdico

Pensar o lúdico na educação é proporcionar situações que possibilitem ao aluno criar, confirmar ou reelaborar hipóteses acerca dos conhecimentos a serem construídos. Lúdico em um sentido mais amplo: propostas divertidas, motivadoras, desafiadoras, prazerosas e devidamente mediadas pela professora oportunizando avanços na aprendizagem.

Contato

Telefone e WhatsApp

(51) 9 8653-0872

© ensinoludico.com.br. Todos os direitos reservados 2021.