Artigos

Material de leitura complementar

Artigo da semana

Lúdico como ferramenta pedagógica

Francine

23/06/2021

Tempo de leitura: 2min

Image

     Desde muito cedo as crianças brincam e começam a compreender o mundo ao seu entorno. É na interação com o meio que se desenvolvem e aprendem sobre a realidade. Quando falamos em ensino lúdico logo pensamos na educação infantil, onde os espaços e tempos para brincadeiras e explorações são mais abundantes. Conforme vamos crescendo e avançando nos anos escolares, menos espaço para atividades lúdicas vão sendo disponibilizadas. Se é através de atividades que nos motivam que se dá o desenvolvimento humano, é possível proporcionar atividades lúdicas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental?

     Para estudiosos que abordam a teoria construtivista é necessário que o sujeito aprendente seja ativo diante da construção dos seus conhecimentos. Assim como, os teóricos que defendem a perspectiva sociointeracionista, afirmam que é por meio da atividade principal que o indivíduo entra em movimento de aprendizagem e desenvolvimento. É através de atividades mobilizadoras que os estudantes têm a possibilidade de criar, confirmar e recriar hipóteses acerca dos saberes que estão sendo construídos. Ainda é possível perceber o movimento em compartilhar suas ideias, firmar acordos entre seus pares e tomar decisões.

     Sendo assim, considerando o lúdico como princípio didático e em um sentido mais amplo, é possível conceber que as atividades propostas de maneira divertida, desafiadora, prazerosa, motivadora e devidamente mediada pela professora sejam potentes aliadas no processo educativo. Enfim, a aprendizagem não irá acontecer de forma espontânea, cada proposta tem uma intencionalidade e o olhar atento da educadora para que sejam feitas as intervenções necessárias para o avanço do nível de desenvolvimento atual para o nível posterior.

Francine Pinheiro

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Participei de Programas de extensão em Educação Matemática: Clube de Matemática e “Operações aritméticas: Organização do ensino nos anos inciais”.

Artigos recentes

minuatura
Ler para e com as crianças
Francine 15/10/2021 2min

Créditos e referências

Ensino Lúdico

Pensar o lúdico na educação é proporcionar situações que possibilitem ao aluno criar, confirmar ou reelaborar hipóteses acerca dos conhecimentos a serem construídos. Lúdico em um sentido mais amplo: propostas divertidas, motivadoras, desafiadoras, prazerosas e devidamente mediadas pela professora oportunizando avanços na aprendizagem.

Contato

Telefone e WhatsApp

(51) 9 8653-0872

© ensinoludico.com.br. Todos os direitos reservados 2021.