Artigos

Material de leitura complementar

Artigo da semana

Ler para e com as crianças

Francine

15/10/2021

Tempo de leitura: 2min

Image

     As crianças vivem em um ambiente onde por todos os cantos existe alguém escrevendo ou lendo. São inúmeras as nossas atividades de leitura e escrita cotidianas. Escrevemos lista de compras, de tarefas a serem realizadas, lemos revistas, rótulos de produtos, jornais, mensagens, cartas, o nome do ônibus, das ruas, dos comércios, placas de trânsito, receitas.

     Acompanhando essa rotina diária elas aprendem como se dão essas práticas: lemos da esquerda para a direita, folheamos os suportes, passamos o dedo para acompanhar onde estamos lendo, pode ser com desenhos, letras ou números, algo está escrito ali.

     Ver um adulto lendo é muito motivador no processo de aprendizagem das crianças, elas também querem saber o que está escrito sem solicitar o auxílio de alguém. Esses momentos devem ser explorados pelos adultos em casa, deixando que a criança tenha contato com todo esse repertório e estimulando e motivando que ela também escreva e leia.

     Explore momentos em família onde a criança possa ir pegando os ingredientes para fazer uma receita. Deixe que ela participe destas vivências, fazer as listas de compras de marcar quais as tarefas do dia já foram realizadas e o que ainda falta. Disponibilize materiais de leitura e escrita pela casa, deixando que ela expresse espontaneamente e com a orientação de alguém mais experiente. Demonstre sempre interesse por aquilo que a criança está a te mostrar e continue encorajando-a.

     Portanto, leia com e para a criança, deixa ela manusear o livro, faça perguntas enquanto lê a história, perguntas que não sejam respondidas apenas apontando para a imagem. Possibilite a interação da criança com os livros, proporcionando que ela passe do papel de ouvinte para o papel de leitora. Encoraje que ela conte a história para você também. Aos poucos será capaz de ler autonomamente, apoiando-se na ilustração, na memória e na colaboração de alguém mais experiente.

Francine Pinheiro

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Participei de Programas de extensão em Educação Matemática: Clube de Matemática e “Operações aritméticas: Organização do ensino nos anos inciais”.

Artigos recentes

minuatura
Lúdico como ferramenta pedagógica
Francine 23/06/2021 2min

Créditos e referências

Ensino Lúdico

Pensar o lúdico na educação é proporcionar situações que possibilitem ao aluno criar, confirmar ou reelaborar hipóteses acerca dos conhecimentos a serem construídos. Lúdico em um sentido mais amplo: propostas divertidas, motivadoras, desafiadoras, prazerosas e devidamente mediadas pela professora oportunizando avanços na aprendizagem.

Contato

Telefone e WhatsApp

(51) 9 8653-0872

© ensinoludico.com.br. Todos os direitos reservados 2021.