Artigos

Material de leitura complementar

Artigo da semana

Ler, compreender e interpretar

Francine

26/11/2021

Tempo de leitura: 1min

Image

     Ler é muito mais do que distinguir as letras e juntá-las para formar as palavras. Ler é compreender que em determinado texto tem uma informação, saber o porquê está lendo isto e não aquilo, é reconhecer o que aquelas palavras significam, é fazer inferências sobre o que está escrito, é considerar o contexto é saber encontrar as informações centrais e localizar o que está implícito e explícito.

     Estes são alguns dos motivos pelos quais as crianças podem ter dificuldades em compreender e interpretar textos. São tantas habilidades que precisam ser acionadas que é normal que no início da alfabetização se tropece em atividades que exijam mais de determinada habilidade.

     Por isso é sempre bom ressaltar a importância do letramento das crianças pequenas para que desde cedo elas possam adentrar na cultura escrita assimilando melhor os seus usos. Estimular o levantamento de hipóteses e buscar os significados, reconto de histórias, ampliação de vocabulário e localização de informações que visam ajudar na compreensão das histórias.

     A utilização dos formatos originais dos textos, por exemplo: jornais, revistas, caderno de receitas, bulas, convites, encartes, boletos, bilhetes, manuais, gráficos, imagens dentre outros, auxiliam na compreensão da criança. Para que consigam perceber qual o tipo de texto e informação irá encontrar ali. Sabendo escolher o que ler para atingir determinado objetivo. Identificando também a estética de cada um e o que ela quer dizer.

     

Francine Pinheiro

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Participei de Programas de extensão em Educação Matemática: Clube de Matemática e “Operações aritméticas: Organização do ensino nos anos inciais”.

Artigos recentes

minuatura
Cada um aprende de um jeito
Francine 12/11/2021 2min
minuatura
Materiais concretos na aprendizagem
Francine 05/11/2021 1min

Créditos e referências

Ensino Lúdico

Pensar o lúdico na educação é proporcionar situações que possibilitem ao aluno criar, confirmar ou reelaborar hipóteses acerca dos conhecimentos a serem construídos. Lúdico em um sentido mais amplo: propostas divertidas, motivadoras, desafiadoras, prazerosas e devidamente mediadas pela professora oportunizando avanços na aprendizagem.

Contato

Telefone e WhatsApp

(51) 9 8653-0872

© ensinoludico.com.br. Todos os direitos reservados 2022.