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Dificuldades em resolver problemas matemáticos

Francine

19/11/2021

Tempo de leitura: 2min

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     A matemática está presente no cotidiano de cada um de nós, desde pequenos aprendemos a somar, subtrair, dividir e multiplicar nas atividades diárias. As crianças têm contato com os números a partir das brincadeiras infantis. Mas nos Anos Inciais do Ensino Fundamental é que iniciamos a sistematização desses conceitos.

     A aprendizagem de procedimentos matemáticos segue uma hierarquia que precisa ser respeitada conforme o desenvolvimento das crianças. Por vezes, elas sabem montar e resolver algoritmos, mas não conseguem identificar qual procedimento utilizar para resolver problemas.

     Os problemas matemáticos são histórias, situações que são contadas no primeiro momento e por fim é apresentado um enigma, um desafio para que seja solucionado pelo estudante.

     É comum que a criança ao se deparar com um problema matemático saia procurando números e tentando fazer várias contas para chegar a uma resposta. Mesmo que as vezes nem se tenha dados suficientes para resolver a questão ou ainda um excesso de dados que não serão utilizados para nada.

     É preciso que antes de sair tentando calcular, ela se dê conta de que precisa ler atentamente a situação, verificar se compreendeu a cena, descrever com as próprias palavras para um colega, familiar ou para si mesmo do que se trata o problema.

     Se for necessário, peça para fazer um desenho sobre a situação, peça ainda, que se coloque no lugar do personagem descrito e se faça a pergunta do problema, para verificar de que forma poderia resolver.

     Importante apresentar outras formas de problemas para que elas percebam o quanto é imprescindível ler para não precisar gastar energia com algo que não tem como resolver ou não se resolve através de contas.

     Muito mais do que saber fazer algoritmos é necessário saber o porquê está usando uma conta e não a outra. Por isso se faz necessário inicialmente, ler, compreender e interpretar o problema para poder resolvê-lo. Não se trata de uma atividade mecânica, é preciso compreender a situação para poder analisar qual o procedimento matemático será utilizado na resolução.

     

Francine Pinheiro

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Participei de Programas de extensão em Educação Matemática: Clube de Matemática e “Operações aritméticas: Organização do ensino nos anos inciais”.

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